Marcelo discursa em ucraniano e afirma que futuro do país é "na União Europeia e na NATO"
No Dia da Independência da Ucrânia, o Presidente da República portuguesa deixou "um abraço a todo o corajoso e indomável povo ucraniano".
Corpo do artigo
Num discurso proferido em ucraniano, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reafirmou, esta quinta-feira, o apoio de Portugal à independência da Ucrânia, considerando que o futuro do país passa pela entrada "na União Europeia e na NATO".
"Parabéns, Ucrânia! Portugal estará, e está, sempre com a vossa independência. No passado, na condenação da intolerável invasão russa. No presente, no apoio - todo ele - à vossa legítima defesa, sem a qual não haveria, nem haverá paz e segurança na Europa. No futuro, na União Europeia e na NATO. Um abraço para todo o corajoso e indomável povo ucraniano e um especial para os vossos irmãos que vivem em Portugal! Viva a Ucrânia independente! Viva a fraternidade entre os Povos ucraniano e português!", disse Marcelo nas comemorações do 32.º aniversário do Dia da Independência ucraniana.
TSF\audio\2023\08\noticias\24\marcelo_trad
Para surpresa de todos os convidados, militares e até do Presidente da Ucrânia, o chefe de Estado português fez a intervenção toda, durante pouco mais de um minuto, em ucraniano, sendo várias vezes aplaudido.
TSF\audio\2023\08\noticias\24\rui_polonio_10h
As celebrações do 32.º aniversário do Dia da Independência da Ucrânia realizam-se como no ano passado, sem a habitual parada e sem aglomerações nas ruas, por causa do risco de um bombardeamento russo.
Vários chefes de Estado e representantes de países que apoiam a Ucrânia estão presentes na comemorações.
Este ano estão dispostos na principal avenida de Kiev tanques e carcaças de veículos de combate russos capturados pelas tropas ucranianas.