"Será sempre europeísta." Marcelo garante "estabilidade" e compromisso de Portugal com UE
Após uma reunião com Roberta Metsola, Marcelo defendeu que a democracia e a liberdade na União Europeia "são um projeto incompleto", que deverá ser "construído todos os dias".
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, esta quarta-feira, que Portugal é um país "europeísta", "seja qual for o Governo ou o primeiro-ministro".
Em conferência de imprensa no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, após uma reunião com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, apesar de ter os seus "problemas", Portugal é um país "muito estável" politicamente e "será sempre um país europeísta".
"Há sete anos e uns meses, tratava-se de reafirmar o óbvio, que Portugal é europeu e que não dependia do Presidente, do primeiro-ministro ou do Governo. Havia dúvidas sobre o ciclo da vida política, [mas] não houve dúvidas nenhumas e não há dúvidas nenhumas hoje", disse.
O Presidente da República Portuguesa adiantou que falou com Roberta Metsola sobre a guerra na Ucrânia, a relação entre a Europa e os outros continentes e o papel que Portugal poderá ter com os países falantes de Língua Portuguesa, em África e na América Latina.
Marcelo Rebelo de Sousa explicou que a "melhor forma de combater o populismo é responder aos problemas das pessoas". Defendeu ainda que a democracia e a liberdade na União Europeia "são um projeto incompleto", que deverá ser "construído todos os dias".
Marcelo Rebelo de Sousa e Roberta Metsola falaram aos jornalistas depois de uma curta reunião entre o Presidente português e a líder do Parlamento Europeu. O chefe de Estado visitou Estrasburgo a convite de Roberta Metsola.
* Notícia atualizada às 11h02