
Paulo Portas
Global Imagens
No comentário semanal, Marcelo Rebelo de Sousa e José Sócrates falaram inevitavelmente da crise política despoletada esta semana e da situação em que fica Paulo Portas.
Corpo do artigo
No comentário esta noite, na RTP, José Sócrates comentou os acontecimentos da ultima semana. O antigo primeiro-ministro diz que, apesar de ter poderes reforçados, o líder do CDS PP sai derrotado.
«Ele pode ter ganho muito na negociação mas nada disso é comparável com aquilo que há de mais precioso num politico, que é a sua dignidade. Quem diz aquilo que ele disse, não podia voltar ao Governo», defendeu.
José Sócrates considera também que Pedro Passos Coelho não se saiu bem desta situação porque «não foi capaz de liderar e comandar a formação do seu próprio Governo».
Já na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa tentou pôr-se na pele dos dois líderes, nomeadamente do primeiro-ministro, para considerar que Passos Coelho tem conduzido o relacionamento com Paulo Portas da seguinte forma: «Tu não me vais fazer a mim o que fizeste a outros líderes do PSD».
Marcelo Rebelo de Sousa defende também que Paulo Portas não saiu a ganhar desta crise.
«Paulo Portas deve perceber que estes "vaipes" emocionais acabam por o desgastar imenso. Ele pode até sair formalmente cheio de peso mas sai sob uma suspeição quer do PSD, quer em geral dos eleitores portugueses», concluiu.