O secretário de Estado da Justiça admite que «ainda não há uma data fixa» para que o portal Citius volte a funcionar, mas sublinha que «há um planeamento que tranquilamente» está a ser executado. Também o Presidente do Supremo Tribunal desdramatiza sublinhando que os tribunais estão a trabalhar com os instrumentos e os meios disponíveis.
Corpo do artigo
O secretário de Estado da Justiça afirma que ainda não há data para que o portal Citius volte a funcionar e sublinha que o Ministério emitirá um comunicado na segunda-feira sobre a situação da reforma do setor.
"O Ministério da Justiça emitirá na segunda-feira um comunicado circunstanciado" relativo à reforma da Justiça, nomeadamente a situação da plataforma informática Citius, que não se encontra operacional, referiu António Costa Moura.
O governante falava aos jornalistas, à margem do 9.º Encontro Anual do Conselho Superior de Magistratura, que decorre entre hoje e sábado numa unidade hoteleira da Figueira da Foz, onde esteve presente em representação da ministra da Justiça.
«Sabemos exatamente quais são as deficiências, conhecemos os problemas e temos já as chaves» para os resolver, sublinhou, escusando-se, por diversas vezes, a adiantar mais informações ou a fazer comentários sobre a situação do portal Citius, que serve os tribunais.
Ainda sobre os problemas com a plataforma Citius, António Henriques Gaspar, presidente do Conselho Superior de Magistratura disse à comunicação social esperar que o sistema «esteja a funcionar no tempo mais próximo possível». António Henriques Gaspar embora reconhecendo as dificuldades iniciais da nova organização judiciária sublinha que os tribunais continuam a trabalhar recorrendo aos meios disponíveis.