"Montijo era a pior opção." Apesar de "impactos graves", SPEA vê "impactos graves em Alcochete"
Domingos Leitão afirma, na TSF, que esperava que na equação aeroportuária fosse colocada a possibilidade de as viagens entre Portugal e as cidades europeias pudessem ser feitas de comboio.
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A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) vê o afastamento do município de Montijo para a construção do novo aeroporto de Lisboa como uma boa notícia para a avifauna, apontando que esta era "a pior opção" por acarretar mais impactos ecológicos.
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"A solução Montijo não é viável em termos de proteção da natureza e em termos ambientais e até também proximidade às populações humanas, portanto, acho que isso ficou claro e temos plena consciência de que o Montijo para nós era a pior opção", defende o diretor executivo desta organização ambientalista, Domingos Leitão, em declarações à TSF.
Quanto a Vendas Novas, esta localização carece ainda de uma análise do ponto de vista ambiental, mas a solução no Campo de Tiro de Alcochete já foi estudada e os seus impactos negativos já são conhecidos.
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"A opção pelo Campo de Tiro de Alcochete tem impactos graves em termos ambientais, ao nível da proteção do aquífero, que é um recurso extremamente importante numa região e num país. Este impacto já era conhecido, uma vez que esta opção já teve um estudo de impacte ambiental: o impacto resultante do corte de milhares de árvores adultas também tem impacto nas aves - obviamente não se compara com a opção Montijo", aponta.
Domingos Leitão esperava ainda que a Comissão Técnica Independente fosse mais longe e colocasse na equação aeroportuária a possibilidade de as viagens entre Portugal e as cidades europeias pudessem ser feitas de comboio.
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"Quer em termos ambientais de biodiversidade, quer em termos ambientais climáticos. Temos visto o país a investir muito na solução aeroportuária e estamos muito preocupados com o pouco que se fala da questão da ferrovia. Esse foi um tema também avaliado nesta avaliação estratégica e queremos ver se na avaliação das várias opções esse fator foi suficientemente ponderado", explica.
Para a SPEA, o avião de curta distância não é solução para a ligação de Lisboa à Europa e, por isso, não seria preciso um aeroporto tão grande como aquele que está a ser projetado.
A Comissão Técnica Independente identificou Alcochete - parte do Campo de Tiro fica na freguesia de Canha, município do Montijo - como a solução com mais vantagens para a construção do novo aeroporto e a manutenção de um hub (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental.
De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.
Já as opções Humberto Delgado + Montijo e Montijo como hub foram classificadas como "inviáveis para um hub intercontinental", por razões aeronáuticas, ambientais e económico-financeiras "devido à sua capacidade limitada para expandir a conectividade aérea".
Humberto Delgado + Santarém e Santarém como aeroporto único "não são opção por razões aeronáuticas (de navegação aérea)", apontou a CTI.
Notícia atualizada às 13h45 de dia 6 de dezembro