PGR em Belém? "Não me ocorre ter tido nenhuma conversa pública com o doutor Lobo Xavier"
O primeiro-ministro atira para 2053 a confirmação sobre se disse ou não que pediu ao Presidente da República que falasse com a procuradora-geral da República.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro criticou esta segunda António Lobo Xavier, depois de o comentador do Princípio da Incerteza, programa da TSF e da CNN Portugal, ter dito que António Costa tinha revelado publicamente que tinha sido ele quem tinha pedido a Marcelo Rebelo de Sousa para falar com a procuradora-geral da República.
"Não me ocorre ter tido nenhuma conversa pública com o doutor Lobo Xavier. Lembro-me de ter falado com o doutor Lobo Xavier em privado ou em órgãos em que ambos participamos e onde o dever de confidencialidade impera sobre todos", disse o chefe do Executivo aos jornalistas na Alemanha.
Questionado sobre se o teria admitido na reunião do Conselho de Estado, António Costa não confirma e pede paciência: "Como é sabido, já tive ocasião uma vez de explicar, a propósito de uma outra reunião do Conselho de Estado, que a lei até fixa a data a partir da qual está disponível o que é dito no Conselho de Estado e as respetivas atas. Portanto, é uma questão de aguardar. Creio que é por volta de 2053. Sejamos pacientes, irritantemente pacientes."
17350799
Na quinta-feira da semana passada, o Presidente da República revelou que o encontro que teve com a procuradora-geral da República, Lucília Gago, no dia das buscas em São Bento aconteceu a pedido do primeiro-ministro, tendo dito que António Costa já o tinha revelado publicamente.
No sábado, questionado sobre essa afirmação de Marcelo, Costa desmentiu que o tivesse dito publicamente. "Terá de perguntar ao senhor Presidente da República que comentário público terei eu feito, não me ocorre nenhum", atira.
17360674
No dia seguinte, no programa da TSF e da CNN Portugal Princípio da Incerteza, o conselheiro de Estado António Lobo Xavier confirmou o que Marcelo Rebelo de Sousa tinha dito.
"Eu acho que aquilo que interessa é a verdade e não a formalidade. Eu nunca ouvi António Costa dizer que não era verdade que tinha pedido ao Presidente da República para chamar a PGR. Veio simplesmente dizer que não o disse em público e realmente disse-o, depende é de saber o que é em público. Não disse numa conferência de imprensa, mas disse em local onde estavam mais pessoas do que o próprio", disse Lobo Xavier.
17368792
E especificou: "O primeiro-ministro pediu ao Presidente da República para saber se de facto ele era um obstáculo à defesa dos arguidos. O PR pediu à PGR para conversar com ele e nessa conversa verificou-se que o primeiro-ministro era também alvo de um inquérito que corria no Supremo Tribunal."