Em São Bento, Obama elogiou as medidas de austeridade programadas pelo Governo português e garantiu que vai trabalhar com a UE para enfrentar os desafios dos mercados financeiros.
Corpo do artigo
Deixando a promessa de trabalhar conjuntamente com a Europa e com Portugal para enfrentar os desafios dos mercados financeiros, o presidente norte-americano, Barack Obama, deixou em São Bento o elogio àquilo ao que designou de «vigoroso pacote de medidas» de Sócrates.
«Portugal está a enfrentar desafios criados por alguns mercados financeiros. Penso que é importante que se saiba que o primeiro-ministro [português] se comprometeu com um vigoroso pacote de medidas. Nós vamos trabalhar com toda a Europa e com Portugal. Queremos mostrar o nosso apoio e dizer como apreciamos o trabalho que estão a fazer», sublinhou Barack Obama.
Antes disso, já o primeiro-ministro português tinha dito haver uma convergência de pontos de vista entre os dois países na agenda económica e estratégica.
«Há entre nós, os dois governos, uma ampla convergência quanto à necessidade de reformar as instituições financeiras multilaterais, de assegurar uma melhor regulação internacional dos mercados mas, principalmente, uma maior cooperação entre os estados para fazer face aos desafios da crise internacional», declarou o primeiro-ministro português.
José Sócrates e Barack Obama comprometeram-se também a estreitar relações em matéria de energias renováveis e nas universidades.