Orçamento do Estado para 2021. Défice agrava-se em 2504 milhões de euros até fevereiro
João Leão analisa que o aumento do défice se deveu à diminuição da receita e crescimento da despesa, "reflexo dos impactos negativos na economia e das medidas de apoio no âmbito da pandemia".
Corpo do artigo
O défice das administrações públicas em Portugal foi de 1153 milhões de euros até fevereiro, um agravamento de 2504 milhões face ao mesmo período do ano passado, divulgou esta quinta-feira o Ministério das Finanças.
"A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) até fevereiro registou um défice de 1153 milhões de euros, um agravamento homólogo de 2504 milhões de euros explicado pelo impacto das medidas de confinamento para travar a propagação da pandemia", de acordo com um comunicado sobre a execução orçamental divulgado esta quinta-feira.
O ministério liderado por João Leão acrescenta que "a degradação do défice traduz a significativa contração da receita (-11,8%) e o forte crescimento da despesa primária (+6,9%)", reflexo dos impactos negativos na economia e das medidas de apoio no âmbito da pandemia.
13497550