Amélia Brandão, professora de estratégia de comunicação da Universidade do Porto, considera que os discursos de Volodymyr Zelensky no Parlamento de várias nações é um caso de estudo em matéria de comunicação
Corpo do artigo
Amélia Brandão considera que a estratégia que o presidente ucraniano tem seguido fez emergir um líder e um país. "Consegue um envolvimento não só a nível funcional como emocional e isso traz a atratividade, notoriedade, a imagem de marca não só de uma pessoa (neste caso o Zelensky) mas também de uma ideologia. Isto traz frutos a nível pessoal e da 'marca' país, há aqui como que um renascer do Zelensky. Até aqui poucos teriam ouvido falar nele desta forma. Ele consegue emergir um líder, os líderes nascem de causas improváveis e o Zelensky é um líder que emergiu."
TSF\audio\2022\04\noticias\21\amelia_1_curtissimo
Estratégia que, diz a investigadora, tem dado frutos e a proposta de adesão à União Europeia é prova disso mesmo, afirma a professora de estratégia de comunicação da Universidade do Porto. "Ele consegue usar todos os seus pontos fortes a nível da experiência e de órgãos de comunicação social para conseguir algo como a entrada na UE. Consegue captar a atenção do ocidente e dos líderes políticos a nível mundial, é um case study que temos aqui. O alimentar uma relação de uma forma diária traz frutos, imagem, notoriedade e consegue conquistar a nível político. A palavra que ressalta é o envolvimento."
TSF\audio\2022\04\noticias\21\amelia_2_curto
Volodymyr Zelensky discursa esta quinta-feira na Assembleia da República, por videoconferência, quase dois meses do início da invasão russa da Ucrânia. O chefe de Estado ucraniano já se dirigiu aos deputados de vários países como o Japão, os Estados Unidos, o Reino Unido, a França ou a Austrália.