As equipas vão iniciar a drenagem das duas pedreiras nas "primeiras horas" desta quarta-feira.
Corpo do artigo
A Proteção Civil está a montar um sistema de drenagem das duas pedreiras para onde terão caído uma retroescavadora e dois carros, com cinco pessoas, sendo que o corpo de uma delas já foi recuperado e as outras quatro estão dadas como desaparecidas, informou esta noite a Proteção Civil.
O comandante distrital da Proteção Civil de Évora, José Ribeiro, fez na noite desta terça-feira um ponto de situação da operação de resgate das vítimas, começando por confirmar que as equipas tiveram durante a tarde "uma janela de oportunidade" que permitiu retirar, por volta das 14h50, o corpo de um trabalhador da pedreira.
TSF\audio\2018\11\noticias\20\roberto_dores_motobombas
O responsável da Proteção Civil relatou que "duas viaturas terão sido arrastadas com o deslizamento de massas." Nessas "supõem-se que estejam três pessoas", adiantando que essas informações foram obtidas "por várias vias".
Sobre o que vai ser feito de seguida, José Ribeiro adiantou que "ainda está em curso uma operação para tentar detetar o segundo trabalhador da pedreira", que estará submerso e é o quarto desaparecido.
As autoridades estão a concluir a instalação das motobombas e geradores, um processo "demorado", com o intuito de drenar ambas as pedreiras a partir das primeiras horas desta quarta-feira. Feita a drenagem, as equipas farão um reconhecimento do terreno, já seco.
José Ribeiro reconheceu que se confirmaram, ao longo desta terça-feira, "as dificuldades esperadas", isto devido a um "perímetro muito instável, com elevado risco de deslizamento de massas, que se foi verificando ao longo do dia, potenciado pela precipitação."
Questionado na conferência de imprensa, sobre a possibilidade da existência de um terceiro carro, que terá também sido visto a cair para a pedreira, José Ribeiro reforçou que "só trabalha com factos".
LER MAIS:
Marcelo Rebelo de Sousa visita pedreira de Borba
Três homens dados como desaparecidos podem estar entre as vítimas da derrocada
Ministério Público instaura inquérito para apurar circunstâncias de derrocada
Resgate na pedreira: um trabalho de paciência, com prioridade para a segurança
"Muitas estradas nacionais foram entregues às câmaras municipais em más condições"
"Uma experiência única." O relato de quem guiava visitas turísticas à pedreira fatal de Borba
Estrada "era uma ponte estreita com pedreiras dos dois lados"
Bastonário da Ordem dos Engenheiros diz que deslizamento de terra era previsível
Câmara de Borba dá apoio a familiares das pessoas desaparecidas
"Estou tranquilo". Autarca de Borba diz que estrada "era segura"
As imagens aéreas da "ponte estreita com pedreiras dos dois lados" em Borba
Jerónimo de Sousa quer apurar se houve monitorização de estrada e pedreira
"Prioridade é fazer resgate das vítimas e apoiar as famílias"