Ministro das Infraestruturas diz que "ilações" sobre Borba só devem ser tiradas "após resgate"
Ministro do Planeamento e das Infraestruturas deu uma palavra à família das vitimas e às equipas que participam numa operação de resgate de grande complexidade em Borba.
Corpo do artigo
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas garante que as condições de funcionamento da estrada que abateu em Borba e da exploração das pedreiras que ali existem serão alvo de análise. Pedro Marques defende, no entanto, que primeiro importa "preocuparmo-nos com o resgate".
"Neste momento a questão crítica é uma palavra de forte solidariedade às famílias afetadas e também o resgate de grande complexidade no terreno", disse o governante em declarações aos jornalistas.
Pedro Marques explicou ainda que a "infraestrutura permanecia aberta mas já havia uma variante a funcionar entre Borba e Vila Viçosa".
Pelo menos um corpo já foi resgatado da zona do aluimento na pedreira que estava desativada há mais de um ano, segundo afirmou esta terça-feira o proprietário.
No local, estão dezenas de operacionais que participam numa operação de grande complexidade, sendo considerada de alto risco.
Durante a manhã, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve no local da tragédia e, posteriormente, já depois de regressar a Lisboa, elogiou o esforço das autoridades, que estão a realizar uma complexa operação de busca e resgate.
LER MAIS:
Marcelo Rebelo de Sousa visita pedreira de Borba
Três homens dados como desaparecidos podem estar entre as vítimas da derrocada
Ministério Público instaura inquérito para apurar circunstâncias de derrocada
Resgate na pedreira: um trabalho de paciência, com prioridade para a segurança
"Muitas estradas nacionais foram entregues às câmaras municipais em más condições"
"Uma experiência única." O relato de quem guiava visitas turísticas à pedreira fatal de Borba
Estrada "era uma ponte estreita com pedreiras dos dois lados"
Bastonário da Ordem dos Engenheiros diz que deslizamento de terra era previsível
Câmara de Borba dá apoio a familiares das pessoas desaparecidas
"Estou tranquilo". Autarca de Borba diz que estrada "era segura"