A Câmara do Porto avisou hoje que face ao agravamento das condições, o Douro vai mesmo galgar as margens de Porto e Gaia a partir das 20:00 com agravamento a partir das 23:00.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, no final de uma reunião com as autoridades de proteção civil e Câmara de Gaia, fonte da autarquia portuense disse: "temos a certeza que a água vai galgar as margens e poderá acontecer a partir das 20:00, com agravamento a partir das 23:00 até às 03:00".
Segundo a mesma fonte, na zona de Miragaia a água poderá ir até um metro acima da soleira das portas, pelo que é feito um apelo aos moradores para que protejam as habitações e retirem os veículos que se encontrem ali estacionados.
Naquele local estão já várias equipas da proteção civil do município a avisar a população e os donos de estabelecimentos, disponibilizando também meios para retirarem e guardarem alguns pertences num espaço já preparado na Alfândega do Porto.
O parque da Alfândega está igualmente disponível para receber os automóveis dos moradores de Miragaia, alertando a autarquia que irá proceder ao reboque dos veículos que não forem dali retirados.
A "forte agitação marítima" irá também obrigar ao corte da Avenida D. Carlos.
O rio Douro galgou na tarde de hoje as margens nas freguesias de Avintes, Crestuma e Afurada, em Gaia, e a Proteção Civil teme que a situação se possa complicar com a nova preia-mar.