Portugal aciona mecanismo europeu e Espanha envia dois aviões para combate a incêndios
A Comissão Europeia mobilizou dois aviões de combate a incêndios Canadair localizados em Espanha.
Corpo do artigo
A Comissão Europeia mobilizou este domingo dois aviões espanhóis para combater os incêndios em Portugal, que acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, anunciou o executivo comunitário.
"Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para solicitar assistência de emergência para os incêndios na parte central do país", disse a Comissão Europeia num comunicado.
"Como resposta imediata, a Comissão Europeia mobilizou esta manhã dois aviões de combate a incêndios Canadair da sua frota localizada em Espanha", referiu.
Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que, na sequência de um pedido de Portugal, o Governo de Espanha disponibilizou dois aviões pesados anfíbios para apoiarem no combate aos incêndios em Portugal.
"Estes dois aviões juntam-se aos 60 que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios e começaram a operar hoje", refere ainda o MAI.
O ministro da Administração Interna anunciou no sábado que o Governo decidiu declarar a situação de contingência entre segunda e sexta-feira, permitindo que a Proteção Civil mobilize "todos os meios de que o país dispõe" para combater os incêndios num período em que se preveem temperaturas superiores a 45° em alguns pontos do país.