
Créditos: Carlos Barroso/Lusa
À TSF, o autarca de Marinha Grande, Paulo Vicente, que sublinha que existem ainda infraestruturas danificadas por contabilizar, avança que neste momento estão já apurados 106 milhões de euros de prejuízos a nível municipal. Já no que diz respeito às associações e coletividades, os incidentes reportados até domingo atingem já os sete milhões e 900 mil euros
A Câmara Municipal da Marinha Grande estima que os estragos provocados pelo comboio de tempestades que afetou o concelho já ultrapassam os 110 milhões de euros em prejuízo.
O número é avançado à TSF pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente. Vários equipamentos de cultura e desporto de instituições privadas e municipais foram danificados, assim como dezenas de edifícios.
"O Museu do Vidro, o Museu Joaquim Correia, a Casa da Cultura, a Biblioteca [Municipal], a Casa Museu Afonso Lopes Vieira" são alguns dos edifícios culturais danificados mencionados pelo autarca. Todos eles estão temporariamente encerrados devido aos estragos provocados pelas chuvas, vento e inundações.
Paulo Vicente, que sublinha que existem ainda infraestruturas danificadas por contabilizar, avança que neste momento estão já apurados 106 milhões de euros de prejuízos a nível municipal. Já no que diz respeito às associações e coletividades, os incidentes reportados até domingo atingem já os sete milhões e 900 mil euros.
Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo declarou situação de calamidade para 68 concelhos, que terminou no domingo, e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
