
Cavaco Silva
Direitos Reservados
Durante o dia, Cavaco Silva vai ouvir os líderes sindicais da CGTP e da UGT e só depois vai anunciar a decisão final sobre a proposta apresentada pelo primeiro-ministro na sexta-feira.
Corpo do artigo
[notícia atualizada às 12:05]
Vai ser um dia de profunda reflexão sobre o futuro do país para o Presidente da República.
A TSF sabe que Cavaco Silva ainda não tem neste momento fechada uma decisão sobre a proposta que lhe foi apresentada por Pedro Passos Coelho na sexta-feira. A decisão final só vai ser tomada depois de ouvir Arménio Carlos, da CGTP e Carlos Silva, da UGT.
Aliás, um Governo com capacidade para conseguir consensos alargados com os parceiros sociais é uma das condições que o Presidente da República considera essenciais para o país, conforme disse na semana passada.
Cavaco acrescentou mais algumas variáveis: estabilidade política e compromissos entre os partidos sobre as reformas estruturais.
Para além disso, há ainda outros elementos que para o Presidente são obrigatórios: a estabilidade do sistema financeiro e o crescimento potencial da economia.
São tópicos que vão estar na cabeça do chefe de Estado no momento de tomar hoje uma decisão sobre o futuro do país e que será anunciada numa comunicação às 20:30.