Saiba como proteger-se: sobe o nível de prontidão devido a chuva intensa e vento
Carlos Pereira, adjunto de operações nacional, alerta que são expectáveis inundações em zonas urbanas, bem como cheias pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios ou ribeiras
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil elevou esta quinta-feira o estado de prontidão para o nível 3, para as regiões entre o Alto Minho à Península de Setúbal. A medida foi tomada para responder às previsões de chuva intensa, vento e agitação marítima para as regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.
Carlos Pereira, adjunto de operações nacional, adianta que a próxima madrugada será particularmente difícil, com as previsões a apontarem para precipitação por vezes forte e persistente nestas regiões, sobretudo entre as 03h00 e as 07h00 da madrugada de sexta-feira.
"Face a este cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil determinou a elevação do estado de prontidão especial para o nível 3 para uma faixa do território que vai desde o Alto Minho até à Península de Setúbal e de nível 2 para o restante território, com o Algarve a manter-se a nível um", adianta.
Num ponto de situação feito na tarde desta quinta-feira, o adjunto de operações nacional da Proteção Civil revela ainda que são expectáveis inundações em zonas urbanas, bem como cheias pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios ou ribeiras.
As bacias do Vouga, Águeda, Mondego, Nabão e às Ribeiras do Oeste estão sob olhar atento da ANEPC.
Face a estas previsões, Carlos Pereira deixa ainda recomendações à população.
"Recomendamos a limpeza de sarjetas, semidores e valetas. A retirada dos equipamentos, viaturas ou outros bens de zonas historicamente inundáveis. Recomendamos também que sejam retiradas das zonas confinantes de linhas de água normalmente inundáveis animais, equipamentos agrícolas e industriais", revela.
Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 03:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado e aviso amarelo apenas para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 03:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.
As temperaturas mínimas vão registar uma descida mais significativa, prevendo-se valores na ordem de 10 a 15 graus nas regiões Norte e Centro, descendo para valores inferiores a 5 graus em alguns locais do interior norte e centro na noite de sábado para domingo.
As mínimas vão variar entre 13 e 18 graus na região Sul, descendo para valores entre 09 e 14 graus na noite de sábado para domingo.
A PSP alertou também esta quinta-feira os condutores para o mau tempo previsto para os próximos dias, que aumenta o risco de acidentes rodoviários.
