Temporal: Proteção Civil regista quase 70 ocorrências, região Norte é a mais afetada
A maioria das ocorrências registadas são inundações da via pública. A Proteção Civil garante reforço de meios
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 07h00 desta sexta-feira 68 ocorrências relacionadas com o temporal, a maioria inundações da via pública e estruturas e principalmente no norte do país, adiantou à TSF José Costa, da ANEPC. Das 68 ocorrências registadas, 59 foram inundações da via pública e estruturas, três quedas de árvore e duas limpezas de via e quatro movimentos de massa.
José Costa garante que há um reforço de meios mobilizado para responder a todas as ocorrências. "O dispositivo de socorro encontra-se em estado de prontidão especial elevado na região norte e centro e em parte também da região sul. Existe esse reforço que durará até às 23h59 de amanhã [sábado], sendo que será avaliado se haverá necessidade de se prolongar", sublinha.
A maioria das ocorrências (57) foram registadas na Área Metropolitana do Porto e as restantes espalhadas pelas regiões do Ave e Cávado.
Segundo José Costa, foram empenhados 105 operacionais, com o apoio de 35 veículos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje e sábado um agravamento do estado do tempo em Portugal continental com chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas regiões do norte e centro, vento e agitação marítima.
A previsão de chuva forte levou o IPMA colocar sob aviso vermelho os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra entre as 06h00 e as 12h00 desta sexta-feira, passando depois a laranja entre as 12h00 desta sexta-feira e as 00h00 de sábado e depois a amarelo até às 12h00 de sábado.
Sob aviso laranja por causa da chuva estão também hoje os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria e Braga, passando depois a amarelo até às 15h00 de sábado.
O IPMA colocou ainda Setúbal, Santarém, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre sob aviso amarelo esta sexta-feira e no sábado.
