O PS considerou hoje que a leiloeira Christie's demonstrou ser mais sensata do que o Governo ao travar a venda das obras de Miró e sustentou que o primeiro-ministro é o principal responsável por este caso.
Corpo do artigo
«A Christie's demonstrou ser mais sensata do que o Governo. Verificamos com pesar a irrelevância do cargo de secretário de Estado da Cultura e é ao primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] que temos de pedir contas», declarou a deputada socialista Gabriela Canavilhas em conferência de imprensa na Assembleia da República.
Para Gabriela Canavilhas, «não há aqui vitórias nem derrotas, o que há é a sensação do dever cumprido, porque claramente ficou comprovado que a venda das obras nestas condições e com estes procedimentos era irregular, ilegal e que ia lesar o interesse público».
«Comprovamos a irrelevância do cargo de secretário de Estado. Este secretário de Estado manifestou a sua irrelevância em todos este processo e que tutela a cultura é o primeiro-ministro, que é o responsável último por todas estas irregularidades neste triste processo», frisou.
Em comunicado, a Christie's disse que o cancelamento do leilão dos 85 quadros de Joan Miró provenientes do extinto Banco Português de Negócios (BPN) resulta «da disputa nos tribunais portugueses», na qual «não é parte interessada».
«Apesar de a providência cautelar não ter sido aprovada, as incertezas jurídicas criadas por esta disputa em curso significam que não podemos oferecer as obras para venda de forma segura», refere o comunicado.