O ministro das Finanças apresentou exemplos do aumento de rendimentos que os portugueses poderão ter com a conjugação das diferentes medidas.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, António Costa, já tinha dito que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 vinha "reforçar os rendimentos" e "proteger o futuro". Mas, afinal, quanto vão ganhar os jovens, os casais e os pensionistas? O ministro das Finanças, Fernando Medina, apresentou exemplos do aumento de rendimentos que os portugueses poderão ter com a conjugação das diferentes medidas apresentadas para o próximo ano.
No caso de um jovem de 22 anos que receba cerca de 1100 euros brutos por mês, poderá agora ter mais 6074 euros por ano entre os benefícios trazidos pelo IRS Jovem, a medida do passe gratuito, o apoio à habitação através do programa Porta 65 e a devolução de propinas.
Um casal com dois filhos, cujo rendimento mensal do agregado familiar esteja nos 2600 euros, terá um ganho anual de mais 7215 euros se beneficiar da redução do IRS, da bonificação dos juros, da creche gratuita e do abono de família.
17141638
Já um pensionista que receba 860 euros por mês ganhará mais 2349 euros por ano entre a redução do IRS, o aumento da pensão e o apoio à renda.
Exemplos que, para Fernando Medina, sustentam um "programa sólido" do Governo para as famílias e a "melhoria dos rendimentos".
17143011