Sondagem da Aximage para TSF/JN/DN revela que 68% dos inquiridos consideram que o Governo de António Costa deve suspender a lei em vigor e fixar teto máximo para esse aumento.
Corpo do artigo
A atitude do Governo em matéria de política de arrendamento foi questionada neste barómetro e apenas 14% defendem a revogação da lei das rendas e deixar o mercado funcionar de forma livre, enquanto outros 10% concordam com a ideia do Governo aplicar a lei, mas limitando o aumento das rendas até 6,9%. Uma maioria de 68% defende a suspensão da lei e teto máximo para aumentos.
TSF\audio\2023\09\noticias\22\ana_maria_ramos_sondagem
Questionadas outras matérias na área fiscal e económica
Para 71% dos inquiridos, a contribuição da redução do IRS Jovem para travar a emigração não será a melhor solução, e são as classes mais altas que mais se pronunciam de forma negativa - e mais eleitores de direita - contra os 23% que aprova a medida.
Quanto á melhor solução para as propinas do ensino superior?
Tornar o ensino universitário gratuito é algo defendido por 45% dos inquiridos, aqui com maior incidência do eleitorado comunista e 34% prefere reduzir o valor atual pago, uma ideia mais apoiada por votantes do PSD e Bloco de Esquerda.
Já 16% defendem a devolução aos jovens trabalhadores das propinas já pagas, opção que cativa mais simpatizantes do PS, PAN e Livre, apenas superados pelos do CDS.
Sobre a proposta do PSD para a redução do IRS, 53% não a leu nem ouviu e aqui o dado curioso é que a maioria são votantes no PSD nas últimas legislativas.
Há ainda 77% que consideram que o Estado está a fazer cobrança excessiva de impostos sobre os rendimentos e uma esmagadora maioria também defende intervenções junto da banca.
Dos inquiridos, 79% são a favor da aplicação de taxas sobre os lucros extraordinários dos bancos e 90% são mesmo a favor do papel do Governo e do Banco de Portugal sobre os juros aplicados pelas instituições financeiras.
Neste ponto, a sondagem revela pouca diferenciação de opiniões entre classes sociais, faixas etárias, ou género e há quase uma unanimidade transversal ao eleitorado de qualquer partido.
Ficha Técnica
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para JN/DN/TSF. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 804 entrevistas efetivas: 696 entrevistas online e 108 entrevistas telefónicas; 380 homens e 424 mulheres; 181 entre os 18 e os 34 anos, 210 entre os 35 e os 49 anos, 225 entre os 50 e os 64 anos e 188 para os 65 e mais anos; Norte 281, Centro 177, Sul e Ilhas 123, A. M. Lisboa 223. Técnica: Aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para os indivíduos com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 14 e 18 de setembro de 2023. Taxa de resposta: 71,52%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.