Tempestade Kristin. Elvas recolhe materiais de construção para pessoas de Leiria e Marinha Grande

Manuel de Almeida/Lusa
A autarquia de Elvas está a aceitar lonas, telhas, tijolos, cimento ou materiais elétricos. A doação pode ser feita entre esta segunda-feira e terça-feira
Em Elvas, a câmara lançou uma campanha de solidariedade no sentido de recolher materiais de construção para as populações das regiões de Leiria e da Marinha Grande mais afetadas pela tempestade Kristin.
Em articulação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas e a Associação Gota d'Arte, a iniciativa Tour da Esperança II abre as portas do Centro de Negócios Transfronteiriço para a recolha.
Nuno Mocinha, vice-presidente do executivo de Elvas, explicou à TSF como podem ser feitas as doações de materiais, nomeadamente lonas, telhas, tijolos, cimento ou material elétrico: "Disponibilizámos um espaço público onde as pessoas podem ir deixar [os materiais] entre esta segunda-feira e terça-feira de manhã, para que depois sejam transportados para os concelhos que estão a passar por estas dificuldades."
O vice-presidente contou que, ao perceber que a população manifestava "muita vontade" de ajudar, o município procurou perceber quais eram "os produtos mais necessários".
A Câmara Municipal de Elvas expressou ainda "solidariedade com as autarquias da Marinha Grande e de Leiria", colocando-se "à disposição das mesmas" para o que for necessário.
"Tem de haver um esforço nacional. Não há nenhuma entidade que só por si consiga resolver um problema destes", vincou Nuno Mocinha, garantindo que "Elvas não fica para trás" nessa colaboração.
Depois de recolhidos os materiais de construção, a Câmara Municipal de Elvas "disponibilizará durante esta semana um camião para fazer o transporte dos mesmos até às zonas afetadas pela intempérie", pode ler-se no Facebook do município.