Viana do Castelo: Ministro da Defesa garante legalidade na privatização dos estaleiros
O ministro da defesa remeteu para a comissão de acompanhamento a análise da reclamação do grupo norueguês que terá apresentado uma proposta de compra dos estaleiros navais de Viana do Castelo fora de prazo.
Corpo do artigo
«Há uma comissão de acompanhamento [da privatização dos estaleiros navais de Viana do Castelo] que avalia, de forma isenta e imparcial, o bom cumprimento dos procedimentos legais», disse o ministro.
«Será a esse nível que terá de ser avaliado se há ou não há o cumprimento correto dos procedimentos legais. Se houver [cumprimento dos procedimentos legais], a reclamação terá êxito; se não houver não terá êxito», acrescentou.
O representante em Portugal do grupo norueguês Volstad Maritime, que está interessado na reprivatização dos Estaleiros de Viana do Castelo, garantiu hoje que a proposta norueguesa foi enviada (por via eletrónica) às 9:25, ou seja 35 minutos antes do prazo limite, mas que, «estranhamente», só terá chegado ao destinatário às 10:17.
O ministro da Defesa, que apanhou boleia do Arpão entre Cascais e o Alfeite, fez questão de marcar presença na chegada de mais uma missão internacional das Forças Armadas, desta vez com um dos dois novos submarinos comprados na Alemanha, e salientou a importância da 'capacidade submarina' de Portugal.
«O grau de importância é permitir que Portugal possa participar a este nível numa operação, que é uma operação estruturante no combate à pirataria, na participação na nossa complementaridade em termos de operações NATO, no cumprimento dos nossos compromissos a nível da Aliança Atlântica», disse.