As transportadoras vão permitir que os passageiros utilizem o passe social hoje e na sexta-feira, apesar de terem decidido acabar com estes títulos de transporte.
Corpo do artigo
«No primeiro dia [em que esta decisão de acabar com os passes entra em vigor] é natural que as pessoas não saibam» da nova situação, afirmou à Lusa um porta-voz das duas empresas.
Por isso, acrescentou, a Vimeca e a ScottUrb «dão uma tolerância no primeiro dia e talvez no segundo dia, enquanto as pessoas vão sendo avisadas».
A posição das duas empresas poderá, no entanto, alterar-se ainda hoje face à portaria publicada na quarta-feira pelo Governo, segundo a qual as operadoras de transportes públicos são obrigadas a disponibilizar passes intermodais (títulos de transporte que podem ser usados por vários operadores durante 30 dias) sob pena de ver suspendido o pagamento das compensações financeiras.
«Não vamos tomar posição sobre a portaria enquanto não for analisada pelos nossos serviços jurídicos», disse a mesma fonte da Vimeca e ScottUrb.
«Esta portaria introduz um dado novo e vamos ter que analisar hoje como vamos reagir perante esta decisão do Governo», acrescentou.
A portaria, que regula o sistema de passes na Área Metropolitana de Lisboa (AML), estabelece a obrigação de disponibilizar passes em troca do pagamento de compensações financeiras aos operadores, podendo a exploração de transportes públicos «cessar, ser limitada ou suspensa» em caso de incumprimento.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tinha avisado na quarta-feira que o Governo ia publicar no mesmo dia uma portaria que obrigava a transportadora Vimeca a aceitar os passes intermodais, depois de esta ter anunciado que ia deixar de o fazer a partir de 1 de agosto.
A portaria refere que «são válidos e mantêm-se em vigor os acordos celebrados entre operadores e Estado» no que se refere à disponibilização dos passes intermodais, mantendo-se esta obrigação para os operadores que têm vindo a disponibilizar estes títulos de transporte.