A literatura posta à prova, é o que prometem os "Vinhos de Inverno" que, esta sexta-feira em Viseu, juntam livros e escritores em conversas com vinhos. Na TSF continuamos a viagem para o Solar do Dão hoje com as lendas e contos do vinho...e Eça de Queiroz.
Corpo do artigo
É já esta sexta-feira que abrem os Vinhos de Inverno. No Solar do Dão já crepitam as lareiras e ecoam as primeiras letras em torno do festival literário tinto no branco. Nos "Vinhos de Inverno" e no "Tinto no Branco" põem-se à prova, num programa integrado, os sabores dos vinhos do Dão e os saberes da literatura portuguesa e universal. Participam do programa 25 escritores e quase 30 empresas vinícolas.
A caminho dos "Vinhos de Inverno" conhecemos hoje o "Inprovviso", novo local da restauração viseense que aos vinhos do Dão que acrescenta à literatura a restauração europeia. "Tragam receitas e proezas de lambarice", diria Eça deste estabelecimento que aos vinhos da região junta receitas francesas e italianas.
A programação, ao longo dos 3 dias, é composta por mais de 30 conversas, ateliers, workshops vínicos, visitas guiadas, espetáculos literários e musicais, e "wine parties" fora de horas. Entre os momentos, os visitantes terão à sua disposição espaços de prova de vinhos, compra e contacto com os produtores e enólogos da região, espaços de sabores e a mesa de um restaurante criado para o evento.