Preços dos combustíveis subiram 30% num ano. Portugal tem a 4.º gasolina e o 6.º gasóleo mais caros da UE

Depósito que se enchia com 50 euros custa agora 65 euros.

Portugal tem a quarta gasolina mais cara da União Europeia (UE) e no gasóleo o preço também fica claramente acima da média comunitária, colocando o país como o sexto mais caro entre os 27 da UE. Os dados são da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) e referem-se a 21 de junho, quando a gasolina tinha um preço médio de venda ao público de 1,62 euros e o gasóleo de 1,42 euros.

Na vizinha Espanha, a gasolina era 25 cêntimos mais barata e no gasóleo a diferença ronda os 19 cêntimos. A Bulgária é o país europeu onde fica mais barato encher o depósito de combustível (1 euro por litro de gasóleo ou gasolina).

Mais cara que a gasolina portuguesa só aquela que é vendida na Holanda, Dinamarca e Finlândia, enquanto no gasóleo os preços nacionais só são ultrapassados pela Suécia, Finlândia, Itália, Bélgica e Holanda.

Com uma tendência de subida há meses, nomeadamente desde um mínimo de preços baixos entre abril e maio de 2020 - nos primeiros tempos da pandemia, com milhões de viaturas e aeronaves paradas um pouco por todo o Mundo e quando se chegou a pagar para vender petróleo -, os preços dos combustíveis têm prolongado a trajetória de aumento nos últimos meses.

Pelos dados disponibilizados pela ENSE e segundo os cálculos feitos pela TSF, desde maio de 2020 o preço da gasolina subiu quase 32% (16,7% nos últimos seis meses) e o do gasóleo escalou quase 28% (15,5% nos últimos seis meses).

Na prática, em pouco mais de um ano, um depósito que antes se enchia com 50 euros passou a custar 65 euros.

A 18 de junho de 2021, último dia analisado pela entidade do Estado responsável por acompanhar e regular este mercado, 75 cêntimos do valor pago pelo gasóleo nos postos de combustível ia para impostos (IVA e ISP), valor que sobe para 93 cêntimos na gasolina.

Por cada litro vendido e descontando as despesas, a margem de comercialização de quem vende combustíveis em Portugal ronda, segundo a ENSE, os 19 cêntimos no gasóleo e os 25 cêntimos na gasolina.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de