O texto final sobre a contagem de tempo dos professores pode subir a votação em plenário já no dia 10, sexta-feira depois da luz verde da Comissão de Educação.
Corpo do artigo
É a votação que determina a permanência em funções do atual Governo: o diploma que altera a contagem de tempo de serviço dos professores deve ser votado na próxima sexta-feira
Esta tarde, a comissão parlamentar de educação deu o seu aval à proposta de texto final, votada de forma indiciária na última quinta-feira e que aprovou a contagem integral do tempo de serviço dos professores.
Na reunião desta terça-feira, não foram levantadas objeções de fundo e o texto deve seguir para votação final em plenário, já no dia 10 e não 15 como se previa.
O primeiro-ministro já ameaçou demitir-se se votação final global da apreciação parlamentar confirmar o diploma aprovado em comissão. PSD e CDS já admitiram, no entanto, recuar e alterar o sentido de voto de sim para não se não ficarem contempladas limitações de natureza orçamental para o processo negocial.
Estas propostas apresentadas por PSD e CDS foram rejeitadas pela esquerda parlamentar na última quinta-feira.
A deputada Margarida Mano, do PSD já solicitou que o relatório de votações que acompanha o texto final deve dar " um retrato fiel" de tudo o que foi votado.