- Comentar
Foram detidos em Portugal dois cidadãos estrangeiros por suspeita de adesão e apoio a organização terrorista internacional, de terrorismo internacional, e contra a humanidade. A detenção foi realizada pela Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária (PJ), após uma investigação em que coadjuvou com o Ministério Público e que contou com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Estiveram ainda envolvidas na investigação autoridades judiciárias iraquianas, que ajudaram a recolher as provas que indiciam os sujeitos.
A PJ revela, em comunicado enviado à TSF, que as detenções e buscas foram realizadas na região de Lisboa. Durante as buscas operaram peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática (UPTI) da Polícia Judiciária.
De acordo com a PJ, as provas recolhidas indiciam que os dois suspeitos "assumiram distintas posições na estrutura do ISIS / Daesh, sendo os mesmos igualmente objeto de investigação por parte das competentes autoridades judiciárias iraquianas".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Não há sinais de que os crimes desta natureza tenham acontecido em território nacional.
Os arguidos foram detidos, e vão ser presentes à justiça, "para efeito de primeiro interrogatório judicial e consequente aplicação das medidas de coação".
Contactado pela TSF, a Ministério da Defesa não quis comentar as detenções dos alegados membros da organização terrorista.
* Atualizado às 14h12