Direto: Coletes Amarelos querem reunir mais pessoas no Marquês de Pombal

Também no Porto, um 'colete amarelo' foi levado pela polícia para a esquadra e outros oito manifestantes foram identificados. Os protestos desta sexta-feira registaram, até agora, alguns constrangimentos ao trânsito.

A PSP e GNR a reforçaram o dispositivo de segurança, sobretudo nas entradas de Lisboa e Porto, mas esta podia muito bem ter sido mais uma manhã normal de sexta-feira. Nos vários pontos de encontro para o protesto, marcados através das redes sociais, têm comparecido algumas dezenas de manifestantes, que pouca ou nenhuma mossa têm provocado.

Inspirado no movimento dos 'coletes amarelos' em França, o protesto "Vamos parar Portugal" afirma-se como apartidário, tendo sido convocado através das redes sociais. Os manifestantes pedem uma redução de impostos na eletricidade, a diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e a redução do IVA sobre os combustíveis para metade.

As várias ações de protesto fazem sentir-se, esta sexta-feira, em 17 locais por todo o país.

Grande Lisboa:

Os coletes amarelos estão "acampados" na Rua Braamcamp . A hora de almoço trouxe mais calma, pessoas sentadas nas estradas, nos passeios e nos muros em redor do Marquês de Pombal.

No Marquês de Pombal, verifica-se um grande aparato policial, com presença da Polícia de Trânsito. Corpo de Polícia de Intervenção está pronto para intervir.

Coletes amarelos concentraram-se numa passadeira, bloqueando o trânsito na estrada, envergado faixas a dizer «Acorda Portugal».

Os manifestantes uniram-se e romperam a caixa de segurança que estava formada pelas autoridades. Foi chamado reforço policial e três pessoas foram detidas, por "desobediência, resistência e coação à autoridade", informou a PSP.

O trânsito voltou, entretanto, a ser reaberto na rotunda interior do Marquês de Pombal, permanecendo cortado na rotunda exterior, junto à Rua Braancamp.

Manifestantes mantêm a intenção de seguir em direção à Assembleia da República, mas aguardam a chegada de mais coletes amarelos, vindos de outros pontos do país.

No Fórum TSF, Maria João Oliveira, líder do Movimento dos Coletes Amarelos, queixou-se de "ameaças de morte" e apontou o dedo aos elementos dos partidos de extrema-direita, que marcam presença no Marquês de Pombal.

Os coletes amarelos pararam durante a hora de almoço, como revelam as fotografias captadas pela TSF no local. Aos jornalistas, uma das líderes do movimento, Luísa Patrão, adiantou que a organização do protesto quer reunir o maior número de pessoas até às 17h00, altura em que vão tentar seguir até à Assembleia da República e Palácio de Belém.

Coletes amarelos detidos pela polícia - vídeo Paulo Spranger:

Polícia perdeu controlo dos manifestantes no Marquês de Pombal - vídeos Inês André de Figueiredo e Paulo Spranger:

Ânimos exaltados no Marquês de Pombal - vídeo Paulo Spranger:

Tensão no Marquês de Pombal - vídeo Nuno Pinto Ribeiro:

Manifestantes cantam "Grândola, Vila Morena" no Marquês de Pombal - vídeo Inês André de Figueiredo e Paulo Spranger:

Coletes amarelos bloqueiam circulação na estrada no Marquês de Pombal - vídeo Tiago Santos:

Na Ponte 25 de Abril, concentra-se um forte dispositivo policial junto às portagens da Ponte 25 de Abril. A unidade especial da polícia está a postos. Há cerca de 10 carrinhas de intervenção, uma ambulância e um reboque.

Trânsito parou momentaneamente, no sentido Lisboa-Almada, devido à ação de seis coletes amarelos. A circulação já foi normalizada.

Buzinão na Ponte 25 de Abril - vídeo Ana Sofia Freitas:

Ponte 25 de Abril - vídeo Carlos Costa:

Na Ponte Vasco da Gama, estão reunidos cerca de 30 coletes amarelos. Dispositivo da GNR está preparado para qualquer emergência.

Na A8, as forças de segurança estão a acompanhar 15 veículos que saíram de Torres Vedras, Malveira e Venda do Pinheiro. Marcha lenta no sentido Loures-Lisboa, entre os nós de Sobral de Monte Agraço e Malveira e entre a Malveira e Lousa. Há ainda fila entre Santo António dos Cavaleiros e Olival Basto.

A8, na entrada de Loures. Coletes amarelos mandados encostar - vídeo Inês André de Figueiredo:

Hino de França ouvido nas portagens da A8 - vídeo Filipe Amorim:

Toca o hino de Portugal nas portagens da A8 - vídeo Filipe Amorim:

A8 - vídeo Filipe Amorim:

Na CRIL, no sentido Sacavém-Algés, há fila antes do Túnel de Grilo até ao acesso para a Calçada de Carriche. No sentido Algés-Sacavém, há fila na zona de Odivelas.

No IC19, presença da PSP no viaduto de acesso ao Hospital Amadora Sintra, com veículo e reboque.

Grande Porto:

A Rotunda Francos, no acesso à Boavista, está bloqueada. No Nó de Francos, há também lesados do BES a manifestarem-se.

Houve ocorrência de desacatos: os condutores de dois automóveis que pretendiam passar trocaram agressões com os manifestantes.

Vários carros saíram da VCI em contramão para conseguir entrar no viaduto que dá acesso à Boavista.

Um manifestante foi levado para a esquadra, por envergar um colete à prova de balas, tendo, no entanto, sido já libertado. Outros oito manifestantes foram ainda identificados pela polícia.

A manifestação caminhou de seguida para os Aliados, no centro do Porto, tendo depois os coletes amarelos dispersado.

Coletes amarelos atravessam túnel de Ceuta em direção aos Aliados - vídeo Rute Fonseca:

Manifestante levado para a esquadra pela polícia - vídeo Leonel de Castro:

Rotunda Francos - vídeos Leonel de Castro:

Manifestantes cantam o hino enquanto bloqueiam acesso à Boavista - vídeo Leonel de Castro:

Braga:

Todas as entradas no norte de Braga, na rotunda das Infias, foram bloqueadas por mais de 50 coletes amarelos. Há registo de algumas altercações com automobilistas. Os manifestantes atiraram garrafas e deram pontapés a viaturas que tentaram furar o bloqueio.

A Câmara Municipal de Braga já fez saber que não autorizou o corte das estradas, pelo que as autoridades tiveram de desimpedir a via. O Corpo de Intervenção da Polícia empurrou para fora do local os coletes amarelos.

Nesta altura, o trânsito já circula em direção a Braga.

Coletes amarelos divididos e discutem sobre passagem de camião, que acabou escoltado pela polícia - vídeo Liliana Costa

Rotunda das Infias - vídeos Gonçalo Delgado:

Polícia retira veículos retidos na variante do Cávado - vídeo Liliana Costa:

Coletes mantém protesto sob a chuva - vídeo Gonçalo Delgado:

Faro:

Cerca de 100 coletes amarelos concentraram-se numa das principais rotundas de acesso à cidade, na Estrada Nacional 125.

Manifestantes exibem tarjas onde se lê as frases «Combustíveis mais baixos», «Respeito pelo erário público», «Aqui não há partidos» e «Somos Portugal», envergando também bandeiras de Portugal.

Ouviu-se o hino nacional e música de intervenção. Participantes gritaram palavras de ordem como "Vai-te embora, Costa", "Pelo fim das Parcerias Público-Privadas" e "Pelo fim das subvenções vitalícias".

Faro - vídeo Maria Augusta Casaca:

Viseu:

No Rossio de Viseu, concentraram-se cerca de 40 manifestantes, que exibem tarjas. Foi colocado um colete amarelo na estátua de Viriato. Os manifestantes colocaram-se, depois, nas ruas adjacentes, para fazer parar o trânsito. A polícia já fez parar alguns coletes amarelos para fazer o trânsito fluir.

Leiria:

Protesto começou na rotunda do Estádio Municipal de Leiria, seguindo depois para a rotunda da Grelha e para a zona oeste da cidade. Perto de 100 manifestantes participaram no protesto.

Ouviu-se o "Grândola, Vila Morena", enquanto os condutores buzinavam e circulavam em marcha lenta.

Os acessos ao IC2 estiveram cortados, tendo, entretanto, sido já reabertos ao trânsito.

Foram sentidos momentos de alguma tensão entre os manifestantes e as autoridades. Coletes amarelos alteram constantemente a posição do protesto, procurando condicionar o trânsito.

O protesto está a ser participado e acompanhado pelo PNR, através do candidato do partido à Câmara de Leiria nas últimas eleições.

A polícia identificou um dos manifestantes.

Coimbra:

A Direção Nacional da PSP abriu um processo interno para averiguar o comportamento de um agente policial que, num vídeo publicado esta sexta-feira nas redes socais, despe o colete de polícia e confronta manifestantes dos "coletes amarelos", em Coimbra.

Na rampa de saída do IC2 para a rotunda da Casa do Sal, a polícia impediu os coletes amarelos de fecharem a estrada. Jipe bloqueia uma via da faixa de rodagem.

Rampa IC2 - vídeos Fernando Fontes:

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de