José Marques acredita que a área atingida pela queda de granizo na quarta-feira sobre o concelho deverá exceder os 700 hectares, número avançado pela Direção Regional de Agricultura do Norte.
Corpo do artigo
O presidente da câmara de Sabrosa entende que a estimativa feita pelos técnicos da Direção Regional de Agricultura do Norte de que o granizo que caiu na quarta-feira sobre este concelho pode ter destruído 700 hectares é uma previsão feita por baixo.
Em declarações à TSF, José Marques entende que a área atingida deverá ser um «pouco mais extensa», dado que em alguns locais a área de destruição é de 90 a cem por cento.
«Evidentemente que este trabalho vai continuar a ser desenvolvido e aferido no terreno», acrescentou este autarca, que já tem confirmação por parte destes técnicos da «seriedade de todo este problema».
Segundo José Marques, que defende uma avaliação caso a caso desta situação, os técnicos já verificaram que há «vitivinicultores com a produção completamente comprometida, ou seja, foi praticamente destruição total».
O presidente da câmara de Sabrosa não quis falar em estado de calamidade pública, mas pediu ao Executivo uma «medida excecional e acompanhamento e apoio direto às pessoas que estão numa situação muito mais frágil».