O Gabinete de Investigação e Análises (BEA) divulga hoje uma nota sobre as circunstâncias que levaram à queda do Airbus da Air France, em Junho de 2009, com base nos dados obtidos nas duas caixas negras encontradas no início deste mês.
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O voo AF 447 da Air France (Airbus A330), que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de Maio de 2009 com 228 pessoas a bordo e apenas cerca de 50 corpos foram encontrados após o acidente.
A nota será publicada no site do BEA e incluirá apenas as circunstâncias e não as causas do acidente, conforme sublinharam os serviços franceses de investigação num comunicado à imprensa.
Os dados serão retirados da análise das duas caixas negras encontradas no início do mês no Atlântico, depois de terem sido retomadas as buscas por parte do governo francês.
Inicialmente, o BEA não previa divulgar informações a respeito das investigações antes que estas fossem totalmente concluídas, mas a ampla cobertura mediática provocou uma mudança de planos.
Entre as muitas informações "extra oficiais" adiantadas pela imprensa, a última foi publicada pelo jornal alemão Der Spiegel, que noticiou que o piloto da aeronave não estava na cabine no momento em que soou o primeiro alarme.
Na semana passada, o jornal francês Le Figaro noticiou que no decurso das investigações tinham sido encontrados indícios de que o acidente ocorrera em função de erros dos pilotos.
Na ocasião, o BEA emitiu uma nota oficial que desmentia a informação.
Terça-feira, as autoridades francesas informaram as famílias das vítimas que 29 corpos foram resgatados desde o reinício das operações de resgate, a 21 de Maio.