A tempestado levou já levoou ao encerramento do metro de Nova Iorque e 200 mil pessoas estão sem energia eléctrica no estado da Carolina do Norte.
Corpo do artigo
O furacão Irene, que atingiu hoje a costa dos Estados Unidos, já causou pelo menos dois mortos na Carolina do Norte, comunicaram os serviços de emergência deste estado à agência AFP.
A cadeia de televisão americana NBC fala de outra vítima mortal na Carolina do Norte, um homem que foi esmagado por uma árvore no exterior da sua casa, no condado de Nash County, quando os ventos atingiam os cem quilómetros por hora.
Por sua vez, os serviços de socorro do condado de New Hanover indicaram que um homem caiu ao rio esta manhã, desconhecendo-se o seu paradeiro e tendo as buscas sido interrompidas devido ao mau tempo.
O furacão Irene, que desceu da categoria 2 para a 1 (numa escala de 5), com ventos que podem atingir os 140 quilómetros por hora), chegou esta manhã, cerca das 8h00, à costa dos Estados Unidos, onde deverá permanecer durante o fim de semana.
A tempestade, que causou seis mortos à sua passagem pelas Caraíbas, deverá seguir pela costa leste dos Estados Unidos na direcção de Washington, Nova Iorque e Boston. Esta zona, que tem mais de 65 milhões de habitantes, está sob a ameaça de inundações e cortes de electricidade, podendo a tempestade provocar danos da ordem dos 12 mil milhões de dólares.
Sem electricidade estão já 200 mil pessoas na costa da Carolina do Norte e outras 84 mil no Sul da Virgínia, em consequência das fortes chuvas e ventos.
Em Nova Iorque, os transportes públicos estão fechados desde o meio dia local (mais cinco horas em Lisboa) e cerca de 370 mil pessoas já foram evacuadas de suas casas.
O presidente norte-americano, Barack Obama, antecipou o final das suas férias devido ao furacão, tendo regressado a Washington na noite de sexta-feira.