
Malala Yousafzai e Edward Snowden
Direitos Reservados
A jovem paquistanesa que quase perdeu a vida por defender os direitos das mulheres no Paquistão e o antigo consultor informático da CIA que denunciou a espionagem feita pelos EUA são dois dos sete nomeados ao Prémio Sakharov dos Direitos Humanos.
Corpo do artigo
O galardão é entregue anualmente pelo Parlamento Europeu (PE). Este ano, foram nomeados Malala Yousafzai, que quase morreu às mãos dos talibã por defender o direito das mulheres e raparigas à educação no Paquistão, aparece na lista de favoritos do Prémio Sakharov.
Malala foi nomeada por três famílias políticas, entre as quais, o Partido Popular Europeu, o mais representado no PE. A jovem paquistanesa está também indicada para o prémio Nobel da Paz.
Edward Snowden, o antigo consultor informático da CIA, refugiado na Rússia, é outros dos nomeados pelos grupos parlamentares da Esquerda.
A lista inclui ainda o empresário russo Mikhail Khodorkovsky, três prisioneiros políticos bielorussos, um projeto da CNN para a liberdade de informação, os responsáveis pelo protesto cívico da praça Taksim, em Istambul, e duas jornalistas etíopes, Reeyot Alemu e Eskinder Nega, sugeridas pela euroedeputada portuguesa Ana Gomes.
A lista vai ser reduzida a três finalistas, no dia 30 de setembro, e a escolha será anunciada no dia 10 de outubro. O prémio é entregue a 20 de novembro.