
Papa Francisco no Twitter
Direitos Reservados
Um perdão digital. O Vaticano diz que o perdão on-line será concedido para quem acompanhar as atividades do Papa pelo Twitter durante a Jornada Mundial da Juventude, no Brasil.
Corpo do artigo
O perdão pode estar à distância de alguns cliques, mas o Vaticano garante que é preciso mais do que estar ligado à internet.
O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais disse ao jornal italiano Corriere della Sera que conseguir uma indulgência não é o mesmo que tirar um café de uma máquina.
As indulgências são uma prática antiga que permite a reconciliação com Deus. No fundo, permitem limpar o cadastro dos pecadores reduzindo o tempo que terão de passar no purgatório, já depois de terem confessado e de terem sido absolvidos dos pecados.
Na Idade Média as indulgências eram vendidas por muito dinheiro. Hoje não é preciso pagar, mas a Igreja impõe algumas condições e afirma que a reconciliação com Deus implica sempre um certo esforço.
No caso da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, a Igreja reconhece que há muitos fiéis que não podem pagar uma viagem ao Brasil.
Assim, um decreto da Penitenciária Apostólica, o tribunal responsável pelas indulgências, estabelece que o perdão pode ser concedido também a todos aqueles que participarem espiritualmente no evento, seguindo as jornadas através da televisão, da rádio ou da conta do Papa na rede social Twitter.