A Rússia considera que quaisquer tentativas de usurpação do poder na Venezuela desrespeitam a lei internacional.
O Governo russo declarou, esta quinta-feira, que Nicolás Maduro é o presidente legítimo da Venezuela.
O porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov disse que a interferência externa na Venezuela é "inaceitável" e que as declarações de representantes oficiais dos Estados Unidos da América a sugerir um possível intervenção no país são muito perigosas.
Também a Turquia e o Irão já tomaram o partido de Nicolás Maduro, depois de, esta quarta-feira, Juan Guaidó se ter autoproclamado Presidente interino da Venezuela e expressado a intenção de convocar "eleições livres".
O engenheiro mecânico de 35 anos tornou-se rapidamente o rosto da oposição venezuelana ao assumir, a 3 de janeiro, a presidência da Assembleia Nacional, única instituição à margem do regime vigente no país.
Nicolás Maduro iniciou a 10 de janeiro o seu segundo mandato de seis anos como Presidente da Venezuela, após uma vitória eleitoral cuja legitimidade não foi reconhecida nem pela oposição, nem pela maior parte da comunidade internacional.
Por seu lado, a União Europeia defendeu a legitimidade democrática do parlamento venezuelano, sublinhando que "os direitos civis, a liberdade e a segurança de todos os membros da Assembleia Nacional, incluindo do seu Presidente, Juan Guaidó, devem ser plenamente respeitados" e instando à "abertura imediata de um processo político que conduza a eleições livres e credíveis, em conformidade com a ordem constitucional".
Da parte do Governo português, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, expressou na quarta-feira pleno respeito pela "vontade inequívoca" mostrada pelo povo da Venezuela, disse esperar que Nicolás Maduro "compreenda que o seu tempo acabou" e apelou para a realização de "eleições livres".
A Venezuela enfrenta uma grave crise política e económica que levou 2,3 milhões de pessoas a fugir do país desde 2015, segundo dados da ONU.
LEIA AINDA:
- O cerco a Nicolás Maduro. Como é que a Venezuela chegou até aqui?
- Quem é Juan Guaidó? O jovem político que se autoproclamou Presidente da Venezuela?
- Maduro expulsa diplomatas dos EUA e exige "justiça" contra Guaid