No segundo dia das jornadas parlamentares do PCP, os deputados ouviram lamentos de agricultores afetados pelo incêndio na Serra da Estrela.
Na Serra da Estrela, ouvem-se relatos de que o Governo deixou "ao abandono um ícone nacional" e os apoios para fazer face aos prejuízos do incêndio de há quase um ano tardam a chegar. Os deputados comunistas ouviram as lamentações de habitantes e agricultores do concelho de Manteigas, e apontam o dedo "à recicladora de milhões" do Governo de António Costa.
A expressão "recicladora de milhões", em jeito de crítica aos constantes anúncios do Executivo socialista, é da autoria do deputado comunista João Dias em conversa com o agricultor Pedro Melo, produtor de leite de cabra, que lamenta os sucessivos atrasos na atribuição dos apoios do Governo.
Dez meses depois do grande incêndio que deixou a Serra da Estrela coberta de negro, o plano de recuperação "ainda não está no terreno" e, de acordo com o PCP, "devia ter havido mais celeridade".
Os deputados ouviram ainda Luís Melo, presidente dos Baldios de São Pedro, falar na sua "grande mágoa": "A Serra da Estrela, como um ícone nacional, está tão abandonada, precisamos de uma gestão ativa deste parque".