Sociedade

Urgência geral e bloco de partos do Beatriz Ângelo "sobrelotados"

Paulo Spranger/Global Imagens

O INEM já recebeu indicações para enviar para outras unidades os doentes críticos e de maca, assim como as grávidas.

A urgência geral e o bloco de partos do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão "sobrelotadas" e o INEM recebeu indicações para encaminhar doentes críticos e de maca, assim como grávidas, para outras unidades hospitalares.

A situação foi confirmada à TSF pelo próprio hospital, apelando este a que se desloquem às urgências "apenas os doentes agudos", devendo os restantes procurar resposta junto de cuidados de saúde primários como centros de saúde.

"Deve também ser contactado previamente o SNS 24 (808 24 24 24)", apelam os responsáveis pelo hospital.

De acordo com o plano de reorganização de rede de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde para o período de 19 a 25 de novembro, o hospital de Loures vai enfrentar constrangimentos na urgência médico-cirúrgica, em especial nas de Pediatria e Cirurgia Geral, com especial incidência a partir desta quinta-feira e até sábado.

As unidades de alternativa ao Beatriz Ângelo são o hospital de Vila Franca de Xira, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central para Ginecologia/Obstetrícia e o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte para Pediatria e Cirurgia Geral.

TSF