"Com muita dificuldade." Santa Maria ainda com 50 doentes à espera de internamento
Apesar dos constrangimentos, o diretor do serviço de urgência do Hospital de Santa Maria garantiu que a situação está um pouco mais calma.
Corpo do artigo
Ainda há cerca de 50 doentes à espera de serem internados no Hospital de Santa Maria, o maior do país. Nos últimos dias centenas de doentes recorreram às urgências, com o hospital a registar 470 episódios de urgência só na passada sexta-feira. O valor mais alto dos últimos dois meses.
Esta terça-feira de manhã, o diretor do serviço de urgência do Santa Maria, João Gouveia, garantiu que a situação está um pouco mais calma. Ainda assim há dezenas de doentes à espera de internamento.
"Ainda estamos com muita dificuldade em internar doentes, tivemos uma afluência muito grande nos últimos dias e ainda há bastantes doentes a aguardar internamento. À volta de 50, talvez um bocadinho menos do que em dias anteriores. Contabilizados temos 40, depois há ainda doentes que ainda não estão prontos para internar, mas que provavelmente vão ter de ser internados. A afluência diminuiu, sim, de sexta-feira para agora. Não quero que as pessoas evitem vir à urgência, quero que venham à urgência quando devem e que venham, de preferência, referenciados, por uma questão de segurança para as próprias pessoas", explicou à TSF João Gouveia.
O diretor do serviço de urgência do Hospital de Santa Maria conta que a equipa está cansada e ainda nem começou o pico do inverno.
"Vamos respirando fundo e esperando que as coisas melhorem. Estamos cansados, sim. As equipas já foram reforçadas previamente, mas é difícil. Sabemos que o começo do inverno é sempre difícil. Neste momento ainda não temos nenhuma vaga de frio, não temos nenhuma explosão das doenças respiratórias. Portanto, em termos de afluência as coisas ainda podem aumentar significativamente", alertou o diretor do serviço de urgência do Hospital de Santa Maria.