O desmentido de declarações da ministra da Saúde sobre o caso da mulher guineense que morreu às 38 semanas de gravidez no Hospital Amadora-Sintra marcou o início da semana. Ana Paula Martins tinha dito no Parlamento que a grávida não teria tido acompanhamento pré-natal antes de dar entrada no hospital, mas veio a confirmar-se que estava a ser seguida desde julho na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Agualva, pertencente à mesma Unidade Local de Saúde. A ministra justificou que desconhecia essa informação no momento da sua intervenção, por só ter sido informada no domingo de que os dados que lhe tinham sido fornecidos estavam incompletos, uma situação que levou o presidente do Conselho de Administração do hospital a apresentar demissão.
Este é um dos temas em análise, esta semana, no Vamos aos Factos, um programa feito em parceria pela TSF e pelo Polígrafo, que se dedica a desmontar mentiras, inverdades e manipulações que circulam nas redes sociais e no discurso público.
O Vamos aos Factos passa na emissão da TSF, todas as sextas-feiras, depois das 09h30 e das 16h00, e está disponível nas plataformas de podcast e nos canais digitais da TSF e do Polígrafo.