Sociedade

Onze barras marítimas fechadas a toda a navegação

Adelino Meireles/Global Imagens (arquivo)

Na costa sul, são esperadas ondas até aos 3,5 metros de altura

Onze barras marítimas de Portugal continental estão este sábado fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo um alerta da Autoridade Marítima Nacional.

Em declarações à TSF, o comandante Ricardo Sá Granja, porta-voz da Marinha, revela constrangimentos à navegação em diversas barras de Norte a Sul de Portugal Continental.

Na zona Norte do país encontram-se encerradas as barras de Caminha, Douro, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

As barras de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas: a primeira está fechada a embarcações de comprimento inferior a 15 metros, enquanto a segunda só permite o acesso a barcos com mais de 11 metros.

Na zona centro, está fechada a barra do Portinho da Ericeira, e na zona sul estão encerradas as barras de Albufeira, Alvor, Vila Real de Santo António e Tavira, ao passo que a de Portimão está condicionada a embarcações com menos de 15 metros.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, na costa ocidental são esperadas ondas de oeste/sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, podendo chegar aos cinco metros a sul do Cabo Espichel.

Na costa sul, são esperadas ondas até aos 3,5 metros de altura.

Além da agitação marítima, o IPMA prevê para este sábado chuva forte, acompanhada de trovoadas e vento forte com rajadas.

TSF/Lusa