O restaurante Os Sócios, no centro do Bombarral, é ponto de encontro regular de amigos e famílias. A casa especializou-se em frango de churrasco, mas tem muito mais para descobrir. Sempre bem disposta e sorridente, Lina, a proprietária, percorre e acompanha as mesas por onde se distribuem os comensais, enquanto o seu marido governa a grelha. Já têm os filhos a trabalhar com eles, afoitos e concentrados no seu labor. Ao longo dos largos anos que fui frequentando a casa, fui também colecionando o elenco de favoritos.
Digo à cabeça que vou sempre com o foco no maravilhoso frango, é francamente delicioso. Habituei-me a encomendar no início da refeição, para levar no final, e viciei-me nessa prática. Os pratos do dia são, contudo, sempre tentadores.
A cozinha trabalha com muita qualidade em todas as frentes. Sabe sempre bem a fantástica sopa de peixe que aqui se prepara. A canja de galinha é fantástica, feita com produtos de primeira. E ocasionalmente há sopa de pedra excelente.
Nos pratos de peixe, temos vários bacalhaus que figuram à vez no cardápio. Gosto muito do Bacalhau à Gomes de Sá, é feito com cuidado e carinho. O bacalhau à lagareiro é primoroso, feito com produto exemplar e azeite muito bom. E o bacalhau à Brás que a cozinha prepara é muito especial, sou fã incondicional. Há pratos de peixe que me ficaram para sempre na memória e, por isso, aconselho. É o caso da solha frita com arroz de feijão, verdadeiramente exemplar. E não lhe fica atrás a pescada frita com arroz de tomate. Se houver lulas de coentrada, não deixe fugir.
Nos pratos de carne, há sempre o maravilhoso frango de churrasco já mencionado, é inesquecível e vai querer levar para casa. Gosto muito dos bifinhos de cebolada. Com batata frita ou cozida, são incríveis. As iscas à portuguesa são excelentes. E a carne de porco à alentejana é maravilhosa e viciante.
Entre os pratos de tacho que saem da cozinha, destaco sem hesitar o galo guisado, pináculo de sabor, temperos e tenrura. Raramente se encontra feito com este primor culinário. Fica na memória. O outro prato de tacho da minha preferência é a vezeira mão de vaca com grão, que aqui sai gloriosa. Do forno, sai um grande arroz de pato, prende-nos a alma. Gosto muito também do entrecosto assado, configura perdição.
Nas sobremesas, não perca o bolo de queijo, é preciosidade de gabarito. A mousse de chocolate é muito boa. E a delícia de morango sabe sempre bem. À saída, não se esqueça de levar o frango que encomendou no início.