Sociedade

Campanha nacional apoia "comunidades afetadas pelas tempestades". Fundos revertem para Rede de Emergência Solidária

Créditos: Miguel A. Lopes/Lusa

Até ao dia 22 de fevereiro, os clientes do Continente e da Galp poderão contribuir através da "compra de vales solidários de um euro ou de cinco euros"

A Missão Continente e a Fundação Galp lançaram uma campanha nacional de angariação de fundos com o "objetivo de apoiar as comunidades afetadas pelas tempestades que atingiram recentemente o país". Em comunicado, as empresas anunciam que os fundos "vão reverter na totalidade a favor da Rede de Emergência Solidária".

Até dia 22 de fevereiro, os clientes poderão contribuir através da "compra de vales solidários de um euro ou de cinco euros", disponíveis em todas as lojas das marcas Continente e Galp. Por cada euro doado, "a Missão Continente e a Fundação Galp entregam o valor igual", sendo que o limite máximo é um milhão de euros.

Este modelo de donativo, explicam, "duplica o impacto de cada contribuição, reforçando de forma imediata o apoio às instituições sociais que estão no terreno a dar resposta a milhares de pessoas que perderam bens essenciais, rendimentos e estabilidade".

A iniciativa realiza-se em articulação com a Entrajuda e a Federação dos Bancos Alimentares. Isabel Jonet, presidente de ambas as associações solidárias, aponta, no mesmo comunicado, que "conhecer as necessidades reais de quem está no terreno a prestar ajuda, unir e congregar os apoios é fundamental para encaminhar corretamente a solidariedade, os donativos e evitar sobreposições e algum desperdício."

"Começámos por fazer um levantamento de necessidades e agora podemos dar uma resposta célere às instituições sociais", sublinha Isabel Jonet, acrescentando que, desta forma, contornam "a dificuldade logística" e escolhem "os bens de que realmente precisam, seja para uso na própria instituição, seja para apoiar as famílias que vivem necessidades concretas em cada região afetada".

TSF