A câmara alerta a população e diz ter "equipas em rotação" 24 horas por dia
O vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil de Torres Vedras, Diogo Guia, pede atenção para quem vive no concelho, num momento em que já estão a ser tomadas medidas para prevenir o pior devido às tempestades: é, desde logo, pedido à população que evite deslocações desnecessárias no período da noite e madrugada.
"Esperamos uma noite bastante desafiante. Neste momento, temos todo o equipamento e maquinaria pesada em alerta máximo, mas esperamos que não haja maré cheia no pico de chuva", assinala à TSF.
Além da atenção pedida, Diogo Guia diz-se particularmente preocupado com o cansaço extremo dos bombeiros: "A nossa maior apreensão é a exaustão. Temos quatro equipas em rotação durante as 24 horas. Têm feito um trabalho notável, mas estão muito cansados."
O mesmo responsável declara que, quanto ao sistema de operações, "existiu uma antecipação", o que tornou a ação preventiva eficaz. Diogo Guia refere que a maior apreensão para esta noite "é mesmo a capacidade humana".
O vereador fala também das estradas afetadas pelo temporal, afirmando que, "em alguns casos, foi possível garantir vias alternativas", já que existem vários abatimentos em estradas por todo o concelho.
Diogo Guia realça ainda os trabalhos feitos na via pública: "Esta quinta-feira tivemos uma aberta que nos permitiu a secagem de uma estrada alternativa muito importante dentro da cidade."