Economia

Bancos portugueses precisam de 7804 ME para cumprir rácio de capital

Os bancos portugueses precisam de se capitalizar em 7804 milhões de euros para atingir o novo rácio de capital de nove por cento, segundo cálculos da European Banking Authority (EBA)

Os dados, divulgados num comunicado, referem que os bancos portugueses precisam de reforçar capitais próprios em 4.432 milhões de euros para fazer frente à depreciação da dívida soberana.

Em termos globais a EBA refere que a banca europeia necessita de um total de 106.447 milhões de euros para se recapitalizar até atingir os nove por cento de capital.

Segundo os dados divulgados, os bancos portugueses são os quintos mais necessitados de capitalização depois da Grécia (30 mil milhões), Espanha (26 mil milhões) Itália (14,7 mil milhões) e França (8,8 mil milhões).

O objectivo é atingir, até 30 de Junho do próximo ano, um rácio de nove por cento, «depois de uma avaliação prudente, a valores de mercado, das exposições à dívida soberana detidas em 30 de Setembro de 2011».

«Esta decisão visa criar uma almofada temporária de capital e, por consequência, reforçar a solidez das instituições, na actual situação de incerteza associada à crise da dívida soberana», explica uma nota do Banco de Portugal.

A EBA recorda, finalmente, que as necessidades de capital «só podem ser preenchidas com capital da mais alta qualidade».

«Para instrumentos privados apenas serão aceites novas emissões de capital convertível muito forte caso respeite os critérios rígidos e standard definidos pela EBA», conclui.