Economia

Decisão sobre novo aeroporto deverá ser tomada daqui por 15 anos

Sergio Monteiro

O Governo pode decidir se o Estado constrói o novo aeroporto de Lisboa ou delega na Vinci, futuro dono da ANA, o que «dentro do plano existente, se passará entre 15 e 20 anos».

«As regras estão claramente definidas sendo uma opção do Estado se desenvolve diretamente ou se é a concessionária a fazê-lo», afirmou hoje o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, no final do conselho de ministros.

Em declarações aos jornalistas, o governante considerou «prematuro» discutir o novo aeroporto de Lisboa, porque «se passará, dentro do plano que existe, entre 15 e 20 anos».

Ainda assim, Sérgio Monteiro realçou que o contrato de concessão, entre o Estado e a ANA, «estabelece critérios objetivos para definir se o aeroporto [de Lisboa] está ou não próximo da sua capacidade máxima».

«Quando estiver a certa distância serão realizados estudos. O Governo pode aceitar ou não a proposta da Vinci», explicou, quando questionado pelos jornalistas sobre os projetos para a nova infraestrutura portuária.

Se o Governo entender que o modelo para o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa não é «o melhor», pode resgatar a concessão.