Desporto

Santa Maria afasta Nacional e torna-se primeiro "tomba gigantes"

Festa da equipa do Santa Maria após eliminar o Nacional Global Imagens/Paulo Jorge Magalhães

O Santa Maria venceu em casa o Nacional por 1-0. Os madeirenses tiveram as melhores oportunidades, mas a defesa da equipa de Barcelos evitou sempre o golo do Nacional.

O Santa Maria, do Campeonato Nacional de Seniores, tornou-se o primeiro "tomba gigantes" desta edição da Taça de Portugal, ao afastar o Nacional por 1-0, graças a um golo de Telmo, aos 37 minutos.

Perante o quarto classificado da Liga, a equipa de Barcelos valeu-se da sua excelente organização defensiva e do guardião Fábio Pereira, que travou vários remates com "selo de golo".

O guardião da equipa de Barcelos travou um remate de Candeias, aos 20 minutos, cerca de um quarto de hora antes do golo do Santa Maria que surgiu após uma perda de bola de João Aurélio, que esteve na origem do golo de Telmo.

Em desvantagem, a formação madeirense tentou o golo de canto em duas tentativas consecutivas de Candeias, mas Fábio Pereira voltou a levar a melhor.

No segundo tempo, o Nacional voltou a ter as melhores oportunidades da partida, contudo, primeiro o recém-entrado Diego Barcellos, aos 55 minutos, e, aos 61, Djaniny não conseguiram marcar.

Aos 66 minutos, Candeias não conseguiu melhor que rematar contra um defesa e, quando se jogava o segundo minuto dos descontos, Lucas João tentou o golo de cabeça, mas Fábio Pereira evitou novamente o golo do Nacional.

Sob a arbitragem de Jorge Sousa, Porto, no Estádio da Devesa, em Galegos (Santa Maria), Barcelos, com a assistência de cerca de dois mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Santa Maria: Fábio Pereira, David Freitas, Tiago Costa, Zé Pedro, Tico, Miguel, Alex, Hugo Veiga, Venú, Telmo (Tiago Torres, 71) e Abel Vieira (Bispo, 61).

Suplentes: Rúben Silva, Rato, Tiago Torres, Rui Silva, Paulinho Lopes, Bispo e Rui Gomes.

Nacional: Gottardi, João Aurélio, Mexer, Miguel Rodrigues, Marçal, Ali Ghazal (Diego Barcellos, 46), Claudemir, Jota, Candeias, Mário Rondon (Lucas João, 46) e Djaniny.

Suplentes: Rui Silva, Diogo Coelho, Sequeira, Rafa, Renato, Diego Barcellos e Lucas João.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Miguel Rodrigues (39), Venú (49), Claudemir (64) e Miguel (87).