Política

Ministros não estavam a par de encontro sobre novas fórmulas de cálculo das pensões

Passos Coelho, Paulo Portas, Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro desconheciam que uma fonte oficial do Governo promoveu um encontro com os jornalistas sobre novas fórmulas de cálculo de pensões. A situação está a provocar mal estar no Governo.

Vários membros do Governo, incluindo o primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro, não estavam a par de um encontro promovido por um responsável do Ministério das Finanças com os jornalistas sobre novas fórmulas de cálculo das pensões.

Para além de Passos Coelho e Paulo Portas, o ministro da Presidência Marques Guedes e o próprio Miguel Poiares Maduro, que tem a coordenação política do Governo, também não sabiam deste encontro ocorrido nas instalações do Ministério das Finanças.

Na quarta-feira, alguns jornalistas foram convocados para uma iniciativa onde foi dada informação aos jornalistas sobre o andamento do grupo de trabalho que está a estudar, a pedido do Governo, o novo modelo de cálculo das pensões.

Ao que a TSF apurou, nesse encontro, onde estiveram jornalistas da imprensa escrita e da agência Lusa, não houve gravações, mas foi dada a concordância de que essa informação podia ser publicada.

Foram acertados os termos em que a informação ia ser revelada e fonte oficial do Ministério das Finanças autorizou que fosse acertada a hora a que as notícias iam ser aplicadas, ou seja, à meia noite.

Este acordo de divulgação da notícia vinculou a fonte oficial do Ministério das Finanças e os jornalistas, mas a fonte não informou o Governo deste acordo.

Ao que a TSF apurou, o caso está a provocar um enorme mal estar no interior do Governo e há mesmo quem fale "em off" na necessidade da fonte oficial do Ministério das Finanças, que é um membro do Governo, pedir a demissão.