Mundo

MNE da Guiné Equatorial presente no Conselho de Ministros da CPLP

Fonte da organização do encontro explicou que Agapito Mba Mokuy, que se sentou ao lado dos representantes da Guiné-Bissau, «vai ficar no encontro até ao início do debate político».

A XIX reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP começou esta terça-feira em Díli com a presença do chefe da diplomacia da Guiné Equatorial.

Segundo fonte da organização do encontro citada pela agência Lusa, Agapito Mba Mokuy, que se sentou ao lado dos representantes da Guiné-Bissau, «vai ficar no encontro até ao início do debate político».

Este Conselho de Ministros vai analisar a criação de um grupo para estudar a exploração e produção conjunta de hidrocarbonetos na CPLP com a criação de um consórcio neste sentido para a exploração 'onshore' em território timorense.

Para além deste tema que será analisado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, será também analisada a Confederação Empresarial da CPLP.

Os chefes da diplomacia vão também discutir a concessão da categoria de observador associação da organização à Geórgia, Namíbia, Turquia e Japão.

Na agenda dos trabalhos, está também a apresentação do Relatório do Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau, que estava suspenso da CPLP desde 2012 e que regressa agora aos trabalhos, após a realização das eleições gerais no país.

O Conselho de Ministros da CPLP poderá também vir a falar sobre a possível entrada da Guiné Equatorial na organização, depois da recomendação sobre a adesão deste país em fevereiro em Maputo.

Redação