Juntos por Gaza. Concerto solidário vai juntar artistas portugueses no Centro Cultural de Belém

Planchard Eric/Hemis via AFP
A iniciativa para "chamar a atenção e demonstrar solidariedade" à Palestina vai realizar-se no dia 4 de dezembro, em Lisboa
Corpo do artigo
O concerto solidário Juntos por Gaza vai ter as portas abertas a todos aqueles que queiram contribuir para ajudar o povo palestiniano. No dia 4 de dezembro, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém vai ser palco desta iniciativa onde se vão juntar alguns nomes da música portuguesa.
A Fundação José Saramago é um dos parceiros desta iniciativa e o diretor, Sérgio Machado Letria, afirma, em declarações à TSF, que se pretende "angariar donativos que possam chegar à população de Gaza".
A Fundação tem estado a acompanhar com "enorme preocupação o que se tem passado" na Faixa de Gaza nos últimos anos e este concerto solidário é uma forma de ajudar uma "população tão afetada pela violência", adianta Sérgio Machado Letria. É uma causa que "diz respeito a todos" e, por isso, "ninguém pode ficar indiferente".
Sérgio Machado Letria revela assim que esta é "mais uma de tantas outras iniciativas" que a Fundação José Saramago promoveu a favor da Palestina.
A Associação Pão a Pão também está envolvida na organização do concerto solidário Juntos por Gaza e a diretora, Francisca Gorjão Henriques, reitera que a iniciativa procura "chamar a atenção e demonstrar solidariedade" ao povo palestiniano.
O concerto vai contar com a presença de nomes da música portuguesa como é o caso de Carlão, Salvador Sobral, Capicua, Bárbara Tinoco e Jorge Palma. No entanto, Francisca Gorjão Henriques revela que não vão atuar apenas artistas portugueses, uma vez que o concerto vai contar com a participação da flautista e cantora palestiniana Mais Hriesh. A líder da Associação Pão a Pão nota ainda que alguns destes cantores se vão apresentar "em duetos inéditos", sendo possível "ver estes artistas de uma forma diferente do habitual".
Para Francisca Gorjão Henriques, não há dúvidas de que este concerto solidário vai ser um verdadeiro sucesso, ao ponto de "esgotar o Centro Cultural de Belém". E acredita que "os portugueses são muito solidários e generosos" quando se trata de defender causas humanas como esta.
Os bilhetes para o concerto Juntos por Gaza já estão à venda e todo o dinheiro angariado vai ser entregue à agência da Organização das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos.
