Foi uma noite longa, mas sem demasiadas surpresas. Fica aqui, ao minuto, tudo o que se passou na 91ª edição dos Óscares.
Corpo do artigo
Melhor Filme
E o Óscar vai para... "Green Book - Um Guia para a Vida", de Peter Farrelly.
QkZxoko_HC0
Melhor Realizador
Terceiro Óscar para Alfonso Cuáron esta noite pelo filme "Roma". O cineasta mexicano é a primeira pessoa a vencer o prémio de Melhor Realizador e Melhor Fotografia. O vencedor do ano passado, o também mexicano Guillermo del Toro, entregou a estatueta.
Melhor Atriz
Olivia Colman dá o primeiro Óscar ao filme "A Favorita" que partiu para a cerimónia com dez nomeações. Uma das preferidas da corrida ficou mais uma vez pelo caminho. Glenn Close já foi nomeada sete vezes para o Óscar mas nunca venceu.
Melhor Ator
Sem surpresas... Rami Malek vence pela sua interpretação de Freddie Mercury em "Bohemian Rhapsody". É a primeira nomeação e Óscar do ator que faz um discurso muito emocionado.
O momento de tributo dos Óscares
In memoriam... Bernardo Bertolucci, Margot Kidder, Burt Reynolds, Barbara Harris, Milos Forman, Penny Marshall, Isao Takahata, Stan Lee, Nicolas Roeg, Bruno Ganz, Albert Finney, entre outros. Não houve tempo para incluir o realizador Stanley Donen que morreu ontem.
Melhor Canção
"Shallow", do filme "Assim Nasce Uma Estrela", era a grande preferida e não desiludiu. Lady Gaga agradeceu emocionada. A cantora pode vencer ainda o Óscar de Melhor Atriz esta noite.
bo_efYhYU2A
Melhor Banda Sonora Original
Terceiro Óscar para "Black Panther". Ludwig Göransson subiu ao palco para receber o prémio.
LUBn0lE8cs8
Melhor Argumento Adaptado
O ator Samuel L. Jackson gritou o nome do realizador Spike Lee, um dos argumentistas de "BlacKkKlansman - O Infiltrado". Spike Lee já tinha sido nomeado várias vezes, mas só tinha obtido um Óscar honorário em 2016. Este ano está também nomeado para Melhor Realizador, um facto inédito.
1099873920231067648
Melhor Argumento Original
Segundo Óscar para "Green Book - Um Guia Para a Vida".
Melhor Curta-metragem
A curta preferida era "Marguerite" de Marianne Farley e Marie-Hélène Panisset, mas venceu "Skin" de Guy Nattiv e Jaime Ray Newman.
o1JOhK71CLI
Melhores Efeitos Visuais
"O Primeiro Homem na Lua" vence o Óscar que costuma ir para os super-heróis. Venceram o galardão Paul Lambert, Ian Hunter, Tristan Myles e J.D. Schwalm.
UChwuyWVzsI
Melhor Documentário em Curta-metragem
O Óscar vai para "Period. End of Sentence", de Rayka Zehtabchi e Melissa Berton. Uma curta-metragem sobre o estigma da menstruação, filmada no meio rural de Hapur, na Índia.
KocJP8dG1OA
Melhor Curta-metragem de Animação
Um Óscar para a Pixar por "Bao", de Domee Shi e Becky Neiman-Cobb.
g2zt45rpn4k
Melhor Filme de Animação
Era o preferido - venceu os Bafta e os Globos de Ouro - e ganhou mesmo. "Homem-Aranha: No Universo Aranha" vence o Óscar. Os realizadores são Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman.
vq1Ys_FY2H4
Melhor Ator Secundário
Os atores Daniel Craig e Charlize Theron entregaram o Óscar a Mahershala Ali pela interpretação em "Green Book - Um Guia Para a Vida". É o segundo ator negro a vencer dois Óscares depois de Denzel Washington.
Melhor Montagem
E vão três. "Bohemian Rhapsody" vence mais um galardão. O ator Michael Keaton entregou o Óscar a John Ottman.
Melhor Filme de Língua Estrangeira
"Roma" vence mais um Óscar e pode ainda ganhar o prémio de Melhor Filme. É a segunda subida ao palco de Alfonso Cuáron. O prémio foi entregue por Angela Bassett e Javier Bardem que falou em espanhol.
6BS27ngZtxg
Melhor Montagem de Som e Melhor Mistura de Som
"Bohemian Rhapsody" vence dois Óscares de seguida. O primeiro prémio foi para John Warhurst e Nina Hartstone, enquanto o segundo para Paul Massey, Tim Cavagin e John Casali.
Melhor Fotografia
Alfonso Cuáron é a primeira pessoa a ser nomeada para Melhor Realizador e Melhor Fotografia e acaba de ganhar o primeiro Óscar da noite por "Roma".
Melhor Cenografia
Segundo Óscar da noite para "Black Panther". Hannah Beachler, a primeira nomeada afro-americana nesta categoria, e Jay Hart foram os vencedores.
Melhor Guarda-Roupa
Os atores Melissa McCarthy e Brian Tyree Henry entram no palco com um figurino, no mínimo, original para anunciar o primeiro Óscar da noite para "Black Panther" e Ruth E. Carter agradeceu ao realizador Spike Lee pela entrada na indústria. O filme está nomeado para sete estatuetas.
Melhor Caracterização
O terceiro Óscar da noite vai para a fantástica transformação de Christian Bale que interpreta Dick Cheney no filme "Vice". O prémio foi entregue a Greg Cannom, Kate Biscoe e Patricia Dehaney.
Melhor Documentário
"Free Solo", de Elizabeth Chai Vasarhely e Jimmy Chin, vence o Óscar que tem um sabor português. O documentário tem na ficha técnica Joana Niza Braga e Nuno Bento, da equipa de som. Eles são, respetivamente, "foley mixer" e "foley artist".
urRVZ4SW7WU
Melhor Atriz Secundária
E o primeiro Óscar da noite vai para... Regina King pela interpretação em "Se Esta Rua Falasse". É o primeiro Óscar da atriz.
Queen com Adam Lambert abrem a festa dos Óscares
"We Will Rock You" e "We Are the Champions" foram as músicas escolhidas para o início da 91.ª edição dos Óscares.
Lady Gaga pode vencer dois Óscares esta noite
É apenas a segunda vez que há uma atriz nomeada também na categoria de Melhor Canção Original. O ano passado estava nomeada Mary J. Blige por "Mudbound - As Lamas do Mississipi" e este ano é a vez de Lady Gaga por "Assim Nasce Uma Estrela".
Melissa McCarthy pode vencer um Óscar e um Razzie no mesmo ano
É a segunda atriz a ser nomeada no mesmo ano para um Óscar de Melhor Atriz ("Can You Ever Forgive Me?") e para um Razzie ("Pela Hora da Morte"). Antes dela, em 2009, Sandra Bullock acabaria por vencer os dois prémios: um Óscar por "Um Sonho Possível" e um Razzie por "Nada Mais que Steve".
Tommy Hilfiger vence o Óscar de melhores sapatos da noite
Realizador Spike Lee vai homenagear Prince
O cineasta está nomeado pela primeira vez. Se vencer, é o primeiro realizador negro a conseguir a estatueta dourada.
https://www.facebook.com/SpikeLee/photos/a.411258409818/10157032099214819/
Histórias reais, um remake e até um filme de super-heróis... Eis os nomeados para Melhor Filme
Óscares: as curiosidades e os números de edição deste ano
Óscares mais femininos, mas pouco...
Glenn Close está nomeada pela sétima vez mas nunca venceu. Esta noite veio vestida de Óscar
Parece que este ano a cor da passadeira vermelha é... o rosa
Uma das muitas polémicas dos Óscares deste ano
Há 30 anos não correu bem. Como será esta cerimónia sem anfitrião?