Após queda, levantou-se "ao ver a mãe em lágrimas": André Soares é bronze na corrida por pontos

Comité Paralímpico
É a segunda medalha de Portugal nos Jogos Surdolímpicos de Tóquio 2025
Corpo do artigo
O ciclista André Soares conquistou, esta terça-feira, a medalha de bronze na corrida por pontos nos Jogos Surdolímpicos de Tóquio 2025.
Tal como se lê no post feito pelos Paralímpicos de Portugal, o atleta "estava lançado para discutir a prata quando, a poucas voltas do fim, sofreu uma queda dura". Contudo, André Soares soube reagir e "levantou-se com força, com coragem, com tudo aquilo que significa representar Portugal", alcançando um "bronze épico".
Em declarações ao comité, fala numa corrida "interessante" e explica que a queda foi um "erro técnico numa, se calhar, das curvas mais fáceis" e o essencial é "não desmotivar e ir à luta".
"A minha força maior foi, quando me levantei do chão, saber onde estava a minha mãe e vê-la em lágrimas. Foi o que me deu forças para me levantar e continuar a lutar para a deixar orgulhosa."
Já sobre em que divisão da casa vai ficar a medalha, é a "companheira de vida" que o "vai estipular". E agradece a todos os que o apoiaram, desde o treinador às pessoas "lá em casa que estiveram a assistir".

Esta é a segunda medalha de Portugal nos Surdolímpicos: a judoca Joana Santos conquistou no domingo o ouro na categoria -57 kg, tornando-se bicampeã.
